Páginas

Visitas - Let It Be...

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Amantes que queriam se separar!

 



Outro dia recebi em meu consultório um casal para terapia. Mas era um casal onde cada um deles era casado com outra pessoa. Tinham seus casamentos e se apaixonaram um pelo outro. Bolaram vários planos para cada um se livrar dos seus parceiros e viver este "grande amor". Mas não conseguiam abandonar seus parceiros, sempre dava algo errado, batia a culpa, e falhavam. Me pediram para ajudá-los a se "desapaixonar" - queriam minha ajuda para matar a paixão e poderem viver seus casamentos. 


Minha resposta os surpreendeu, eu disse: "- Casem!!! E assim ao terem a posse um do outro a paixão morrerá". (...)


Eles amavam os seus parceiros, mas estavam apaixonados entre eles. E paixão e amor são coisas totalmente distintas. O primeiro é movido pelo não ter, pelo ter que conquistar. Já o amor é movido pelo ter e ser cuidado, por ter uma rotina onde saberemos poder contar com o outro quando qualquer exame afirmar que não vamos bem.


O combustível mais forte da paixão é a impossibilidade. Uma vez se tornando possível ela costuma acabar. Uma boa explicação para isso é que somos pessoas despedaçadas, fragmentadas, que achamos ver esta parte ausente no outro e vamos tentar buscar - ou seja - uma projeção! Quando eu tenho a posse do outro, vejo que na verdade a minha parte perdida não está ali e a paixão assim acaba. Paixão vem do grego "pathos" e significa patologia. E como tem gente que adora ficar afetadona!!! (Risos).


Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, você e talvez aquela sua grande paixão inesquecível têm algo em comum: nunca conseguiram de fato ficar juntos, casar, ter uma família. Isso que mantém em você o mito da paixão acesa.


O que um casamento com amor deve ter é "inteligência erótica", ausência, leve insegurança e muita surpresa. E sim claro, voltando - o casal de amantes atendido rompeu o "caso" e voltaram para seus respectivos pares. O homem teve mais um filho e segue bem. A mulher foi promovida e passou a morar em outro estado com o marido. E assim a vida segue... Por isso nunca julgue o que você não está sentindo na alma, ou estará também projetando suas frustrações e usando o caso do outro para tentar se purificar. 


#psicologia


Texto escrito por: Jordan Campos

3 comentários:

  1. Oi Camila tudo bem? Este texto é de minha autoria. Registrado inclusive. Peço que me dê o crédito. Jordan Campos

    ResponderExcluir